sexta-feira, 9 de outubro de 2009
Companheiras do Rio Grande do Sul,
Ainda estou emocionada e recordando a cada instante o 9º Congresso da FMG realizado neste último dia 03 de Outubro. Parabéns!
Em data tão histórica na formação de nossa Nação nos reunimos e fortalecemos a entidade que desde 1980 tem proporcionado honrosos exemplos de luta que se somam à altivez e compromisso das brasileiras que nos antecederam.
Mari Perusso, diretoria eleita e 400 delegadas de mais de 50 municípios, vocês são legítimas herdeiras e está em boas mãos a nossa luta de agora. O Pré-Sal é nosso e este petróleo será usado pelo bem de nosso povo, desenvolvimento e industrialização de nosso país!
Foi no dia 03 de Outubro de 1953 que Alice Tibiriçá, presidenta da Federação das Mulheres do Brasil e vice-presidenta do Centro de Estudos e Defesa do Petróleo e da Economia Nacional, comemorou nas ruas a conquista da Lei 2004 que criou a Petrobras e protegeu nosso petróleo da ganância estrangeira estabelecendo o Monopólio Estatal do Petróleo.
Ela estava somada a milhares de patriotas de fé no Brasil! Agora nossa missão é a mesma! Unir para defender a Nação!
Desde o início dos anos 70, a Petrobras vinha pesquisando a possibilidade de encontrar Petróleo abaixo da camada do Pré-Sal, a 7.000 metros do nível do mar. Nos anos 90, o entreguismo do governo neoliberal de FHC garantiu às empresas estrangeiras, a exploração das riquezas que poderíamos descobrir, desfigurou a Lei 2004 conquistada na memorável luta de Alice e demais patriotas que clamavam "O Petróleo é Nosso"!
Instituíram os Leilões para concessão de exploração e quase privatizaram por completo a Petrobras. Paralisamos este processo de traição. Desde a primeira posse do Presidente Lula fortalecemos a Petrobras confiando em seus técnicos e técnicas e hoje temos o Petróleo do Pré-Sal que assegurará mais empregos, casas, saneamento, creches, universidades para todos. Sabemos que a nossa emancipação feminina cresce ainda mais com a emancipação de nosso país. No IIIº Congresso de nossa Confederação das Mulheres do Brasil, com o tema Mulher, Trabalho e Desenvolvimento, realizado em maio deste ano, aprovamos lutar pela Igualdade da Mulher no Mundo do Trabalho inserindo-a na produção industrial como protagonista da construção do nosso Desenvolvimento Soberano. Queremos carteira assinada, direitos já conquistados na Constituição como a Creche, Licença-Maternidade e Aleitamento Materno respeitados e ampliados.Queremos salários iguais para trabalho e capacitação igual. Queremos mais profissionalização para a mulher em todas as categorias e Erradicação Já do Analfabetismo!
Para conquistar é preciso organizar e capacitar as mulheres, fortalecendo as Federações de Mulheres, Associações de Mulheres, Clubes de Mães e a presença feminina nos sindicatos, nos partidos politicos, nos Poderes Executivos, Legislativos, Judiciários, nas Empresas Públicas e Privadas.
Até final do semestre estaremos em Brasília lutando com as Centrais Sindicais e demais movimentos sociais pela Redução da Jornada de Trabalho sem Redução do Salário e defendendo nosso Petróleo e a Petrobras. Mobilizaremos pela aprovação de PECs como a da Moradia Digna e a PEC 590 que estabelece maior presença de Deputadas e Senadoras nas Mesas Diretoras
Em 2010 elegeremos mais mulheres em todos os níveis e saberemos escolher para Presidente a proposta mais comprometida com esse caminho. Não recuaremos um milímetro. É o futuro que precisa de nossa garra e combatividade do presente.
Com meu abraço e carinho a todas
Gláucia Morelli
Presidente Confederação das Mulheres do Brasil
Conselheira Conselho Nacional dos Direitos da Mulher
glaumorelli@uol.com.br ou cmbsecretaria@terra.com.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário