segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Integrantes da Federação tomam posse no Conselho Estadual dos Direitos da Mulher

Tomaram posse nesta quarta-feira (18/09), no Palácio das Araucárias, em Curitiba, as novas conselheiras, para a gestão 2013/2015, do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher que funciona no âmbito da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos. Ao todo são 52 pessoas, sendo 13 representantes governamentais e igual número de representantes da sociedade civil organizada.


A presidente do Conselho, Elza Campos, disse que hoje faz a instalação do Conselho com novo nome, pois já foi Conselho da Condição Feminina, Conselho da Mulher e agora Conselho dos Direito da Mulher. “Então, ele tem um novo paradigma no contexto das conquistas do século XXI, de consolidação da democracia”. O Conselho ser deliberativo, afirmou Elza, é fundamental, pois abre debate para as políticas públicas e consequente deliberação sobre elas, tornando-se mais propositivo. “Temos um papel muito mais importante e estamos num momento de consolidar direitos e também o Conselho”.

Elza Campos afirmou que existem dois pontos centrais: a violência contra a mulher e mais mulheres no poder. “Temos a Lei Maria da Penha, mas precisamos ampliar as ações para mulheres vítimas de violência, ter capacitação nos vários setores das delegacias, ter os juizados de violência contra a mulher, dar concretude à Defensoria Pública. Quanto à representatividade, ainda é um problema muito grande no seculo XXI. Avançamos, temos uma Presidenta da República, mas poucas mulheres nos espaços de poder. Esse ainda é um grande desafio para nós”, afirmou.


GOVERNO - As conselheiras governamentais, que tomaram posse, representam as secretarias estaduais da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Maria Tereza Uille Gomes (titular) e Regina de Cássia Bergamaschi Bley (suplente); da Família e Desenvolvimento Social, Mara Cristina Ferreira (titular) e Carmen Cristina Pereira Silva Zadra (suplente); da Segurança Pública, Maritza Maira Haisi (titular) e Vanessa Alice (suplente); de Relações com a Comunidade, Mariza Borges Calado (titular) e Clemilda Santiago Neto (suplente); da Agricultura e do Abastecimento, Miriam Fuckner (titular) e Elizabeth Beltrami Buchmann (suplente); da Cultura, Angelina Netska Balaguer (titular) e Marisa Lago (suplente); da Educação, Dayana Brunetto Carlin dos Santos (titular) e Marlene Aparecida Comin de Araújo (suplente); da Saúde, Marcia Huçulak (titular) e Olga Laura Peterlini (suplente); da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Viviane Aparecida Ribeiro Santos (titular) e Maria Aparecida da Silva (suplente); do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Alzimara Cabreira Fraga Bacellar (titular) e Maria Augusta Araújo (suplente); da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul, Tania Mara Queiroz Ribas (titular) e Marcia Paganelli Alessi; do Esporte, Adriana Porto Seus (titular) e Letícia Cristina de Moura Torres (suplente);da Casa Civil, Rafaela Marchiorato Lupion Mello (titular) e (Tatiany Graziely Negro Barbeiro Calheiros Almeida (suplente).

SOCIEDADE CIVIL - Pela sociedade civil organizada foram empossadas as conselheiras representando a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná, Mercedes Panassol Demore (titular) e Maria Marucha Szdlovski Vettorazzi (suplente); a Nova Central Sindical do Estado do Paraná, Daiane do Rocio Campos Luna (titular) e Nadia Beatriz Graf (suplente); a Rede Feminista da Saúde, Elaine Ferreira Galvão (titular) e Carmen Regina Ribeiro (suplente); o Grupo Dignidade: Heliana Neves Hemetério dos Santos (titular) e Rafaelly Wiest (suplente); a União Brasileira de Mulheres/Seção do Paraná, Elza Maria Campos (titular) e Doris Margareth de Jesus (suplente); a Central Única dos Trabalhadores, Eliana Maria dos Santos (titular) e Regina Perpetua Cruz (suplente); a Rede de Mulheres Negras – Paraná, Alaerte Leandro Martins (titular) e Franciele Pereira dos Nascimento (suplente); o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Refinação, Destilação, Exploração e Produção de Petróleo nos Estados do Paraná e Santa Catarina, Anacelie de Assis Azevedo (titular) e Rosane Carvalho Dias (suplente); o Centro Paranaense da Cidadania, Syr-Daria Carvalho Mesquita (titular) e Luciana Machado (suplente); a Federação de Mulheres do Paraná, Josiane Ferreira Liz (titular) e Francisca Kaminski (suplente); a Associação das Entidades de Mulheres do Paraná, Rosalina Batista (titular) e Maria Lúcia Gomes (suplente); Ylê Axé Ópo Omim, Terezinha Pereira da Silva (titular) e Fabiana Roque Nogueira (suplente);o Espaço Mulher, Darline Zanella (titular) e Ana Maria Inácio Lúcio (suplente).

Nenhum comentário:

Postar um comentário